COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O eleitor elege um candidato a prefeito no seu município e, um ano e meio depois, o prefeito escolhido pede afastamento para cuidar de algo que, para ele, é muito mais importante: a campanha política de outra pessoa. O absurdo que já havia acontecido com o prefeito de Lajes, Benes Leocádio, agora se repetiu com o chefe do Executivo de Parelhas, Francisco, do PT.
INVESTIGAÇÃO
A saúde pública vai ser acompanhada de perto pelo Ministério Público do RN nos próximos dias. O órgão fiscalizador instaurou nesta sexta-feira dois inquéritos civis para investigar a Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap) quanto às deficiências do Sistema de Auditorias do SUS no RN e de fiscalização dos contratos de prestação de serviços por parte do Estado.
MEMÓRIA
Vale lembrar que a gestão da saúde pública foi um dos motivos de maior polêmico nos últimos anos. No governo de Wilma de Faria, por exemplo, teve a famosa Operação Hígia, que rendeu a condenação até para o filho dela, Lauro Maia.
MEMÓRIA II
Mais recentemente, já na gestão Rosalba Ciarlini, houve a polêmica envolvendo o Hospital da Mulher DE mOSSORÓ, caso que o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, classificou como o mais grave DAS AÇÕES de improbidade administrativa dO ATUAL GOVERNO – o Mp ingressou com outras quatro ações antes.
CONTRATOS
E tanto no caso do governo Wilma, quanto na gestão Rosalba, os desvios e a improbidade APONTADA foram motivados por irregularidades nos contratos com empresas terceirizadas. No caso do Hospital da Mulher, relembra-se, depois que foi constatado o pagamento irregular, os técnicos do sistema de auditorias foram colocados para fora do setor.
AÉCIO
Apoiadores da campanha de Aécio Neves no Rio Grande do Norte já começam a cobrar uma manifestação favorável do candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves, À candidatura tucana. Seria uma resposta ao apoio oficial do PT a Robinson Faria, do PSD, que deve se intensificar neste segundo turno.
PMDB
Inclusive, matéria publicada na edição de hoje da Folha de São Paulo aponta que o PMDB e o PT devem ficar em lados opostos em, pelo menos, dez estados: AC, BA, ES, PE, RR, RS, PI, MS, RJ e SC.
HENRIQUE
O problema é que, se Henrique oficializar o apoio a Aécio, será algo realmente grave para o PT. Afinal, o presidente da Câmara Federal foi um dos defensores da manutenção da aliança nacional com Dilma na convenção do partido antes do período pré-eleitoral.

Comentários