COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O PMDB do RN já começa a dar sinais de que não vai ficar longe do Governo. A palavra governabilidade tem sido pronunciada com certa freqüência por deputados do partido de Henrique. Aliás, não somente por parlamentares do PMDB. Gente do DEM também quer ‘ajudar’ a nova gestão.
LAPADA
O deputado Getúlio Rêgo ficou mesmo desorientado com a ‘lapada’ que levou do prefeito Fabrício Torquato. O pai de Leonardo cantou vitória antes do tempo, disse que Henrique venceria em Pau dos Ferros e teve que engolir a derrota vergonhosa do candidato do PMDB.
LIDERANÇA
Getúlio Rêgo disse ao jornalista Joaquim Pinheiro, deste JH, que “a população não se pauta mais por lideranças políticas”. Ou seja: é a negação da atividade política, a confissão da própria insignificância do líder diante de seus conterrâneos.
PROBLEMA
Sempre racional e rico em argumentos, o deputado Getúlio Rêgo não se encontrou ainda com a realidade após a derrota. Ele foi às ruas pedir votos para Henrique tirar o RN da situação em que se encontra e fez rasgados elogios ao candidato do PMDB. Veja o que disse ao JH sobre a derrota: “Henrique Eduardo livrou-se de um grande problema”. Ta difícil.
CANAVIAL
O governador eleito Robinson Faria foi ontem comemorar a vitória na Terra dos Verdes Canaviais. Em Ceará-Mirim, o marido de Julianne derrotou o prefeito Peixoto e o ex-governador Geraldo Melo juntos.
TRANSIÇÃO
Quando venceu a eleição, em 2010, Rosalba Ciarlini foi descansar na Alemanha. Robinson tem dito que não vai viajar. Quer agradecer aos eleitores e focar na comissão de transição do novo Governo.
ASSEMBLEIA
A falta de interesse de José Dias e Fernando Mineiro em concorrer à presidência da Assembleia, e o poder de articulação do atual presidente, Ricardo Motta, podem resultar na recondução do pai de Rafael no comando do Palácio José Augusto.
MINISTRO
O nome do deputado Henrique Alves volta a ser cogitado pela imprensa nacional para compor ministério da presidente Dilma. Substituiria o primo Garibaldi na Previdência. O marido de Laurita tem dito que não quer. Será temor do vazamento do depoimento do doleiro e do ex-diretor da Petrobras?
MORTE
Sempre após o resultado de uma eleição, precipitados para agradar aos vencedores e tripudiar a respeito dos perdedores, alguns fazem avaliações definitivas sobre futuro de ambos. Geralmente, apostam que o perdedor não se recupera mais e que é carta fora do baralho eleitoral. Não é bem assim. Dificilmente há morte política para quem está na ativa.
RECUPERAÇÃO
No caso de Henrique Alves, por exemplo. Ele está definitivamente fora de disputas majoritárias. Sua rejeição é impeditiva. Porém, vai continuar atuando na política do Estado. Tem influência, meios de comunicação e sabe articular nos bastidores. O futuro lhe reserva tentar novamente ser deputado federal sem grandes riscos; mesmo disputando conjuntamente com o primo Walter Alves.
NATAL
O prefeito Carlos Eduardo ficou claramente preocupado com a vitória de Robinson Faria e a chegada do PT ao Governo do Estado. Agressivo além da conta, o filho de Agnelo saiu da linha contra seu amigo de infância e agora vai ter que lutar para permanecer no cargo, tendo como adversário alguém com nome limpo e uma estrutura administrativa forte. Além disso, a ausência de recursos poderá ser fatal para Carlos Eduardo.
INCRÍVEL
O leitor Diogo Fidelis Costa questiona: “Gostaria que você comentasse a derrota da Dep. Fátima Bezerra no Município de Pureza que tem uma prefeita do PT, Maria do Sindicato e Wilma teve quase 200 votos de maioria, e Henrique quase 800 em cima de Robinson. Acho isso incrível nobre jornalista”. Realmente, surpreendente. Mas, não sei se é o caso, pode ser atribuído ao desgaste da gestão municipal.

Comentários