APAGÃO ATINGIU TODO NORDESTE


O apagão que afetou os nove estados do Nordeste desde o final da noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta foi causado por um incêndio em uma chave seccionadora de um capacitor entre as subestações de Colinas e Imperatriz. A informação é do diretor do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp. 
Segundo ele, o problema ocorreu na interligação dos sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste. 
No entanto, as causas do incêndio ainda não foram identificadas. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico convocou uma reunião para a manhã desta sexta-feira para discutir o assunto.
Este foi o segundo apagão na Região Nordeste em 35 dias. Em 22 de setembro, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região.
O apagão desta madrugada atingiu os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
Grandes cidades como Juazeiro do Norte (CE), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA), além das capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA) ainda estavam sem luz por volta das 4h (de Brasília).
Regiões dos estados do Pará e do Tocantins, incluindo as respectivas capitais Belém e Palmas, também foram atingidas. Também houve falta de energia elétrica em estados de outras regiões brasileiras, como Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o problema foi registrado inicialmente à 0h14 (horário de Brasília), embora alguns lugares do Nordeste tenham apresentado falhas de luz cerca de uma hora antes. 
O diretor do ONS, Hermes Chipp, disse que não se trata de um problema em cadeia, apenas um fato pontual.
Número de apagões este ano chega a 63
Neste ano, já ocorreram 63 cortes de energia. Só entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro, foram 14 apagões em várias regiões. Na média, significa quase um corte a cada dois dias. 
Em 2011, no mesmo período, foram nove apagões e todos bem menores. Em termos de volume de energia desligada, os blecautes dos últimos 30 dias foram 153% maiores que os de 2011.

fonte: Jornal do Brasil


Comentários