SÃO TOMÉ, 84 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

A cidade de São Tomé completa hoje 84 anos de emancipação política, e nada mais justo para prestar a homenagem que publicar a famosa Ave Maria escrita por Pedro Pereira de Araújo, em 1939, que é considerada Patrimônio Cultural de São Tomé/RN.

Parabéns!!!!


AVE MARIA
            AUTORIA: Pedro Pereira de Araújo
ANO: 1939

Angelus! Hora santa, hora augusta da reza!

Silêncio, imobilidade. Uns restos de sol poente manchando prodigiosamente de púrpuras luminosas, luxuoso damasco do firmamento.

"Um ar Olímpio talvez o sopro vital de mares" glaucos, embalsamam a terra fecunda.

Ocaso! Saudade de um dia que se foi.

É a Ave Maria!

Parece que as aves salmodiam, parece que elas também rezam saudosamente, dolentemente , sublimemente. É do céu desce um pálio imenso para cobrir a terra dadivosa, a terra de Deus. O homem chega do suado labor e no lar carinhoso e amigo, junto aos filhos queridos e a esposa amada, numa comunhão sagrada, ajoelha a alma e reza comovedoramente a Ave Maria!

O velhinho no último quartel da existência, já batendo apenas o coração, de mãos em cruz voltada para o onipotente, também reza consoladoramente a Ave Maria!

O encarcerado na sua desdita, o moribundo na sua agonia, o náufrago na sua peleja, a criança na sua inocência, o cenobita no seu cláustico, o soldado com seu patriotismo com o seu heroísmo defendendo a Pátria, enfim a natureza toda numa musicalização de crepúsculo defendendo a pátria, sublimado, o imaculado, o doce nome AVE MARIA!

O Potengi sinuoso, o velho Potengi Amado, com suas areias brancas movediças no estio, com suas águas rumorosas no inverno, com as suas margens tapetadas de flores, parece um Rosário policrômico enfeitado aos pés da Virgem Maria!

Quando rezais as horas do sol posto, a Ave Maria! Assim, no azul parece sorrir-se a Virgem aos desvalidos.

"Nossa Senhora inclina um pouco o rosto para escutar melhor tão meiga prece, hino tão doce e grato aos seus ouvidos".

Oh! Maria puríssima, santíssima, consoladora de tristeza, semeadora de esperanças desabrochada e sacrário do vosso infinito coração daí Senhora Imaculada esse divino relicanto para o povo de São Tomé guardar contrito seu humilde coração

Ave Maria! Cheia de graça

Comentários