RAPIDINHAS...

🇧🇷 Na política nacional

– Senado aprova convite a Guedes após críticas a derrubada de veto. Ministro da Economia disse que derrubada de veto a reajuste de servidores era um crime contra o País. Senadores querem uma explicação.

– Câmara aprova MP que adia Lei de Dados para 31 de dezembro. A LGPD rege como órgãos estatais e empresas devem tratar informações pessoais dos cidadãos, inclusive os que são coletados pelo uso da internet. 

– Reserva de recursos e tempo de TV para candidatos negros vale a partir de 2022. O julgamento teve início em junho, quando o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Edson Fachin foram a favor da distribuição proporcional ao total de candidatos negros que o partido apresentar. 

⚖ Justiça

– Supremo autoriza que Lula tenha acesso à delação de Palocci. Decisão permite que o ex-presidente consulte trechos em que é citado, exceto se isso atrapalhar alguma investigação em andamento.

– STF aponta parcialidade de Moro e anula sentença do caso Banestado. O recurso foi apresentado pela defesa do doleiro Paulo Roberto Krug, condenado com base na delação premiada de Alberto Youssef. 

💲 Na economia

– Pró-Brasil terá privatização do Porto de Santos, Eletrobrás e Telebrás. Carteira de projetos já está fechada pela Casa Civil após adiamento do lançamento de super pacote econômico com Renda Brasil nesta terça.

– INSS amplia prazo para antecipação do auxílio-doença por dois meses. Período que o segurado poderá receber o benefício sem precisar passar por exame nos postos do instituto será de dois meses. Antes, era de 30 dias. 

– Mais 3,9 milhões recebem parcelas do auxílio nesta quarta-feira. Serão beneficiados nascidos em dezembro que fazem parte do ciclo 1 e do último lote liberado. Pagamento será creditado em conta digital.

⚽ No esporte

– Torcedores do Barcelona protestam contra possível saída de Messi. Argentino estaria insatisfeito com cobranças no clube e futebol abaixo do esperado da equipe. Manchester City e PSG estão interessados no craque. 

🌐 Internacional

– American Airlines diz que demitirá 19 mil trabalhadores em outubro. Incluindo licenças, saídas voluntárias e demissões, a força de trabalho da companhia aérea encolherá para cerca de 100 mil profissionais.

– Irã e agência nuclear da ONU voltam a dialogar para recompor acordo. 'Um novo capítulo de cooperação entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica começará', disse autoridade nuclear do Irã. 

Gustavo Negreiros

Comentários