RN: NOTA DA LIGA CONTRA O CÂNCER

 A Tribuna do Norte publicou nesta sexta-feira, dia 28/08/2020, dados falsos sobre a taxa de mortalidade ocorrida na Unidade de Contingência do Hospital Luiz Antônio, em matéria assinada por Júlio Pinheiro.n não vincula frota 100% a volta às aulas

Por mais de uma vez, a LIGA explicou ao jornal a falha metodológica da Plataforma Regula RN, tendo-lhe disponibilizado os números corretos e, mesmo assim, foi surpreendida com matéria danosa e baseada em informações distorcidas.

A taxa média de mortalidade dos pacientes COVID-19 internados na Unidade de Contigência do HLA, no período compreendido entre os meses de maio a agosto de 2020, corresponde a 65,5% e não a 90,2%, como demonstra o gráfico abaixo. O gráfico inclui o início das atividades hospitalares, quando recebeu os primeiros pacientes acometidos de uma doença até então desconhecida, em estado gravíssimo, que há dias aguardavam internação em leito de UTI. O número de pacientes internados nesse período foi 192 e não 134, como informado.

A alta taxa de mortalidade dos meses de maio e junho está relacionada à gravidade do caso clínico dos pacientes, à dificuldade no acesso para tratamento na alta complexidade e à demora na transferência para os leitos de terapia intensiva.

Além disso, a principal falha metodológica reportada na matéria jornalística consistiu em considerar que todos os pacientes que saíram da UTI sem o status de alta foram a óbito, quando muitos deles foram transferidos para leitos de enfermaria.

Em outras palavras, o RegulaRN equivocadamente incluiu 49 saídas (intersetorial) da UTI (das quais, 13 ocorreram n mês de junho/2020, 29 em julho/2020 e 7 em agosto/2020) no cálculo da taxa de mortalidade.

Instituição filantrópica que leva atendimento oncológico igualitário e de excelência a todos os cidadãos, com 70% de seus serviços destinados aos pacientes SUS, a LIGA, atendendo a um chamado da sociedade e das autoridades públicas, montou em tempo recorde a melhor estrutura de assistência à Covid-19 do estado, responsável por salvar vidas de quem não pode pagar por planos de saúde.

Ao mesmo tempo em que registra seu repúdio, a LIGA indaga a quem interessa esse tipo de abordagem sensacionalista e inverídica. 

Liga Norte Riograndense Contra o Câncer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO