Em meio a um clima de tensão com o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, negou que esteja pensando em deixar o União Brasil para manter seu projeto de disputar a Presidência da República em 2026.
A possibilidade passou a ser cogitada nos bastidores após a troca de farpas entre os dois líderes. Ciro Nogueira vem defendendo publicamente os nomes dos governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo (Republicanos), e Ratinho Junior, do Paraná (PSD), como os mais fortes da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições.
O União Brasil e o Progressistas anunciaram a intenção de formar uma federação partidária para 2026. Caso a aliança se concretize, as legendas precisarão chegar a um consenso em torno de um único nome para a disputa presidencial.
Internamente, Ciro Nogueira tem demonstrado pouco entusiasmo com a pré-candidatura de Caiado, alegando que o governador não teria apoio suficiente dentro de seu próprio partido. Mesmo assim, o presidente do PP descarta que essa divergência possa atrapalhar a formação da federação.
Diante do impasse, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) já admite a possibilidade de oferecer legenda a Caiado, caso ele decida seguir com seu projeto presidencial fora do União Brasil.
Após encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira voltou a afirmar que não se opõe pessoalmente a Caiado, mas considera que qualquer candidatura precisa demonstrar viabilidade política.
Caiado, por sua vez, reagiu nas redes sociais, afirmando que Ciro Nogueira tenta se projetar como porta-voz de Bolsonaro e buscar espaço como eventual candidato a vice-presidente ao lado de Tarcísio de Freitas.
O embate evidencia a disputa interna na direita por espaço e protagonismo na sucessão de 2026, em meio a alianças e interesses divergentes entre as principais lideranças dos partidos.
📰 Fonte: Blog do Gustavo Negreiros
Comentários
Postar um comentário