O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou ao advogado-geral da União, Jorge Messias, sua indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão foi comunicada durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada.
Com isso, Messias se torna a terceira indicação de Lula ao Supremo em seu atual mandato. Antes dele, foram nomeados Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber, e Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.
Considerado o favorito de Lula desde o início, Messias superou outros nomes cotados, como o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tinha o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), além de ministros do próprio STF.
Apesar da escolha presidencial, o caminho até assumir uma cadeira na Suprema Corte ainda exige um passo essencial: a aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, etapa que pode confirmar ou barrar a nomeação.
Caso seja aprovado, Messias herdará mais de 900 processos que estavam sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso. Ele poderá permanecer no STF por até 30 anos, caso não opte por se aposentar antes dos 75 anos.
Fonte: Portal Grande Ponto
Comentários
Postar um comentário