A Petrobras recebeu autorização para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. A licença foi concedida pelo Ibama nesta segunda-feira (20/10).
De acordo com a estatal, o processo marca uma etapa importante de um trabalho que envolveu diálogo com diferentes níveis de governo e órgãos ambientais. A companhia afirma que a operação será conduzida com foco em segurança, responsabilidade e qualidade técnica.
A perfuração deve começar imediatamente e terá duração estimada de cinco meses. O objetivo é coletar informações geológicas que permitirão avaliar o potencial econômico de petróleo e gás na região.
Entenda a Margem Equatorial
A Margem Equatorial é uma extensa faixa da costa do Brasil que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte e é considerada uma nova fronteira para exploração de petróleo e gás. Ela é formada por cinco bacias sedimentares: Potiguar, Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.
A Petrobras prevê investir mais de US$ 3 bilhões na Margem Equatorial até 2028, com a perfuração de 16 poços planejada em seu plano de negócios. O projeto, porém, tem gerado preocupação entre ambientalistas, que alertam para possíveis impactos ambientais na região.
📰 Fonte: Blog do Gustavo Negreiros
Comentários
Postar um comentário