O governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, afirmou que parte das novas tarifas impostas sobre produtos brasileiros se deve a “preocupações graves com censura, prisão ilegal e ataques ao Estado de Direito” no Brasil.
Segundo o Blog do BG, o representante comercial americano Jamieson Greer declarou que 40% do tarifaço de 50% sobre importações brasileiras está ligado a “questões de liberdade e direitos humanos”. Ele afirmou que um juiz brasileiro teria imposto “ordens secretas para gerenciar o fluxo de informações” e “censurar empresas dos EUA”.
Durante o mesmo evento, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, disse que houve “detenção ilegal de cidadãos americanos que estavam no Brasil”, reforçando o tom crítico da administração Trump em relação ao governo brasileiro.
As declarações ocorreram na véspera de uma reunião diplomática entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado americano Marco Rubio, marcada para tratar da escalada comercial entre os dois países.
📎 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário