O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A nomeação foi confirmada neste domingo, 20 de outubro de 2025, e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (21).
Boulos substitui Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do atual governo. A mudança é vista como uma estratégia de reaproximação entre o Planalto e os movimentos sociais, setor historicamente ligado ao novo ministro.
Nascido em São Paulo, em 1982, Guilherme Boulos é filósofo e mestre em psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Tornou-se conhecido nacionalmente como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), organização que atua na luta por moradia e reforma urbana. Em 2018, concorreu à Presidência da República, e em 2020 e 2024, disputou a Prefeitura de São Paulo.
Eleito deputado federal em 2022 com mais de 1 milhão de votos, Boulos agora assume um dos cargos mais próximos do presidente, responsável por fazer a ponte entre o governo e a sociedade civil.
Com a nomeação, o governo reforça sua interlocução com movimentos populares e sinaliza um ajuste político estratégico com foco nas articulações que antecedem as eleições de 2026.
Fonte: Agência Brasil, CNN Brasil, Agência Gov e CartaCapital
Comentários
Postar um comentário