O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou sua participação no 16º Congresso do PCdoB, realizado na noite de quinta-feira (16), para refletir sobre o cenário político atual. Em seu discurso, Lula criticou a ascensão da "extrema direita" e questionou os motivos desse crescimento, sugerindo que os setores progressistas também deveriam refletir sobre suas próprias ações e omissões.
O presidente mencionou especificamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de "figura politicamente grotesca", questionando como tal figura conseguiu chegar à presidência do Brasil. Ele também destacou o declínio de líderes progressistas na América do Sul e na Europa.
Lula recordou com carinho antigos aliados políticos, como Michelle Bachelet e Ricardo Lagos (Chile), Cristina Kirchner (Argentina), Tabaré Vázquez e Pepe Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai), além de Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela). Segundo o presidente, durante suas administrações foi criada a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), considerada por ele como o "melhor momento político da América do Sul em 500 anos de história".
Ele lamentou o enfraquecimento dessa união e alertou para o retorno da extrema direita na região.
Fonte: Portal 96FM
Comentários
Postar um comentário