APÓS TENTATIVA DE FUGA DE SILVINEI, PF COMUNICA FILIPE MARTINS SOBRE PRISÃO DOMICILIAR DECRETADA POR MORAES
Um dia após a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, detido ao tentar deixar o Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão domiciliar do ex-assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.
De acordo com o advogado Jeffrey Chiquini, a Polícia Federal esteve na residência de Filipe Martins na manhã deste sábado (27), em Ponta Grossa, no Paraná, para comunicar oficialmente a decisão. Segundo a defesa, a medida teria sido motivada pela tentativa de fuga de Silvinei Vasques, considerada pelo STF como um fator de risco em relação a outros investigados.
A defesa de Martins criticou duramente a decisão. “No Brasil agora se responde pela conduta de terceiros”, afirmou o advogado. Até então, o ex-assessor cumpria medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e autorização para sair de casa durante o dia.
Filipe Martins foi condenado em dezembro, no julgamento da chamada trama golpista, a 21 anos de prisão, sendo 18 anos e seis meses de reclusão, além de dois anos e seis meses de detenção, e o pagamento de 120 dias-multa. Como ainda existem recursos pendentes, o cumprimento da pena em regime fechado ainda não havia sido iniciado.
Segundo a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Martins integraria o chamado “núcleo gerencial” da tentativa de golpe, ao lado de outros integrantes do segundo escalão do governo Bolsonaro. O grupo é acusado de articular a chamada “minuta do golpe”, planejar bloqueios de rodovias durante as eleições de 2022 e participar da elaboração do plano conhecido como Punhal Verde Amarelo, que previa ataques contra autoridades.
Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário