TARCÍSIO DE FREITAS DEVE DISPUTAR REELEIÇÃO EM 2026 E REDUZ CHANCES DE FEDERAÇÃO ENTRE MDB E REPUBLICANOS
No MDB, é dado como certo que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve disputar a reeleição em 2026. Essa definição, segundo dirigentes emedebistas, reduz significativamente a possibilidade de o Republicanos apostar em um projeto presidencial no próximo pleito.
Com Tarcísio fora da corrida pelo Planalto, o Republicanos perde o principal atrativo que aproximava o partido de uma possível federação com o MDB. Para lideranças emedebistas, se o MDB desistir das conversas agora, tende a perder mais do que ganhar. As negociações começaram no início do ano, tendo como foco criar uma aliança forte para enfrentar a megafederação União Brasil–Progressistas.
Se o acordo tivesse avançado, a federação MDB–Republicanos contaria hoje com uma bancada expressiva: 16 senadores e 87 deputados federais.
A entrada de Tarcísio fortaleceria uma “guinada conservadora” no grupo, com direito até a apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, há forte resistência dentro da bancada do MDB no Senado.
Além disso, negociações estaduais seguem travadas em locais como Pernambuco, Piauí, Paraíba e Bahia, o que tem esfriado o andamento da proposta.
Diante do cenário atual, dentro do MDB não há qualquer discussão sobre entrega dos três ministérios que o partido ocupa na Esplanada do governo Lula.
Fonte: Diário do Poder
Comentários
Postar um comentário