RN: O AÇUDE ITANS ATINGE VOLUME MORTO


ITANS BATATA

O açude Itans de Caicó, que acumula quando cheio 81 milhões, 740 mil metros cúbicos de água, atingiu há algumas semanas o seu volume morto. Atualmente, o reservatório está com 4 milhões e 40 mil m³, o que é equivalente a 4,98%. O volume morto do Itans, de acordo com dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, é 4.800.000,00 m³.
A Caern está retirando água do Itans através de bombas (cerca de 400 metros cúbicos por hora) e ainda fornece 300 mil litros por dia para a Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. Com a pouca água existente no leito do Rio Piranhas, a captação de água para abastecer Jardim de Piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Caicó, ficou inviabilizada.
A Agência Nacional de Águas – ANA, determinou que o açude Mãe D’Água, que é localizado vizinho ao Coremas, forneça água para as cidades mencionadas. Isso ocorre com a aberturada de umas comporta que deságua para o Rio Aguiar e depois no Rio Piranhas. A manobra foi feita na semana passada na quinta-feira (27 de agosto). A água só deve chegar no local de captação em Jardim de Piranhas, ou no final de semana, ou no início da semana que vem. Só depois será bombeada. Enquanto a água não chega, por exemplo, a cidade de Caicó, é abastecida pelo ITANS.
Por Sidney Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV