CARNAVAL EM NATAL/RN


Deu no G1:
“A população de Natal não tem o direito de passar mais um carnaval mergulhada na tristeza. Mesmo com a cidade sendo reconstruída, a festa mais tradicional do país não poderia deixar de ter o apoio da Prefeitura do Natal”. É o que diz a nota divulgada na manhã desta segunda-feira (21) pela assessoria de imprensa da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), órgão da administração indireta do prefeito Carlos Eduardo, que confirma um aporte financeiro – com recursos próprios do orçamento municipal – no valor de R$ 500 mil para a realização de eventos carnavalescos em cinco polos da capital potiguar.
O valor, segundo a Funcarte, representa 25% do montante investido em 2008, último ano da gestão de Carlos Eduardo, quando a Prefeitura gastou quase R$ 2 milhões com o carnaval.
“O aporte financeiro será bem menor do que nos anos anteriores em virtude da situação econômica que vive a capital potiguar e da falta de tempo para firmar parcerias com a iniciativa privada. Além dos já conhecidos e graves problemas estruturais nas áreas da saúde, educação, limpeza pública e recuperação da malha viária”, acrescenta a nota.
Ainda de acordo com a assessoria, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que decidiu apoiar o carnaval porque, em Natal, mais de 40 mil pessoas dependem da festa. “São pessoas que trabalham, mas também se divertem. O carnaval gera trabalho e renda. Pega do vendedor ambulante até o dono dos bares e restaurantes. E isso sem falar nos músicos. A prefeitura, através da Funcarte, vai apoiar o carnaval com um orçamento diminuto, mas que já é muito diante da nossa situação financeira. A gente fez um esforço enorme para que essa grande festa brasileira não deixasse de acontecer na cidade”, afirmou.
Cinco polos

O carnaval em Natal, segundo a Funcarte, voltará a acontecer em cinco polos da cidade. “Os bairros da Redinha, Cidade Alta, Ribeira, Rocas, Ponta Negra e Alecrim contarão com orquestras de frevo e blocos apoiados pela Prefeitura, além de shows com artistas potiguares. Não haverá decoração nem estrutura de palco”, disse a assessoria.

O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, ressalta que o apoio dado ao carnaval deste ano é fundamental para a retomada do formato da festa idealizado na primeira gestão dele à frente da cultura. “Apesar de tudo, a Prefeitura não poderia deixar de apoiar o carnaval da cidade, que se tornou uma tradição forte na nossa primeira gestão. Teremos menos dinheiro, mas faremos um carnaval incentivando os polos por bairros. Em 2014, aí sim, será o ano da retomada”, comentou.
A programação do carnaval será divulgada em breve. “A gente vai dar um apoio aos blocos distribuindo as bandas. Contrataremos as bandas que já existem e entregaremos aos polos. Na maioria dos polos, inclusive, podemos juntar todos os blocos e sair todos de uma vez”, explica Gilberto Cabral, coordenador do carnaval.
A abertura do carnaval – quando o prefeito Carlos Eduardo passará a chave da cidade para o rei Momo e a Rainha – terá a presença do Spok Frevo Orquestra, de Recife.

Comentários