PRESIDENTE DA FEMURN DEFENDE PREFEITOS QUE NÃO CONSEGUIRAM PAGAR O SALÁRIO DE DEZEMBRO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO
Em entrevista concedida ao Jornal Tribuna do Norte o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio tentou amenizar a “barra” dos gestores que concluíram sua administração sem conseguir pagar o salário de dezembro aos servidores da educação. Um exemplo claro é Caicó, onde o ex-prefeito Bibi Costa (PR) não pagou os professores e demais servidores da Educação, deixando a dívida para o seu sucessor Roberto Germano.
Benes, que é prefeito de Lajes responsabilizou a queda na arrecadação do próprio Fundeb, principal fonte de renda para pagar os professores, no final do ano passado. “Normalmente a folha do Fundeb, com esses acrescimentos de planos de carreira tem uma arrecadação de estimativa no começo do ano, mas foi frustrada. O Governo Federal publicou no último dia 21 de dezembro uma portaria reestimando os valores do custo aluno/ano, equiparando ao aumento do piso e complementação para os Estados que não alcançam o valor do piso, como determina a lei”, explicou.
De acordo com o presidente, quando a maioria dos prefeitos fez seu orçamento ou previsão da folha em janeiro ou fevereiro de 2012, jamais imaginava que chegaria em dezembro com o Fundeb negativo. “Se estimava que tivéssemos um crescimento de 5 a 10%, mas na verdade foi fechado 2012 com -5,8% em relação ao ano passado”, disse Benes. “Se ao final da administração for comprovado que a despesa foi maior do que o previsto na arrecadação, eu não vejo como punir, pois foi frustrado, não pela responsabilidade ou gestor, mas pela queda na arrecadação dos tributos federais”, finalizou.
ROBSON PIRES
Comentários
Postar um comentário