PRIMAVERA DO LESTE: GRANJA PRODUZ DOIS BILHÕES DE OVOS POR ANO


O empresário mineiro Leandro Pinto, maior vendedor de ovos do país, considera-se um predestinado — e não é em razão de seu sobrenome. Quando nasceu, 44 anos atrás, seu enxoval foi comprado com o dinheiro da venda de uma dúzia de quilos de um adubo feito com resíduos da pequena granja de sua família.

Os anos passaram, a família de pequenos agricultores deixou a fazenda e Leandro foi ganhar a vida com uma loja de máquinas agrícolas em Itanhandu, no interior de Minas Gerais. No final dos anos 80, o negócio estava quase quebrando quando as galinhas cruzaram outra vez seu caminho.

Um amigo que havia enfartado decidiu se aposentar e ofereceu a ele sua pequena granja. Com a venda de um caminhão velho e um Fiat Uno, Leandro juntou o equivalente a 50.000 reais e arrematou o negócio. 

Naquele momento, nascia a Granja Mantiqueira, e Leandro Pinto dava o primeiro passo para se tornar dono da maior produção de ovos de galinha da América do Sul. Ele começou com 30.000 galinhas. Hoje, são 11 milhões. Com 1.900 funcionários, a granja tem duas unidades: na mineira Itanhandu e em Primavera do Leste, em Mato Grosso.

De seus 11 milhões de galinhas, 8 milhões estão em idade de produção e botam, em média, um ovo a cada 25 horas. No total, são 5,4 milhões de ovos por dia e 1,9 bilhão por ano. Esse volume faz da Mantiqueira a líder no continente e a 11ª maior do mundo.

Em 2012, vendendo seus ovos a 17 centavos em média, a Mantiqueira teve faturamento estimado de 330 milhões de reais.


fonte: Clique F5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV