MORRE ARY VIDAL


Aos 77 anos, Vidal morreu em sua casa no Rio de Janeiro e transformou em memória mais de meio século de dedicação à modalidade que amava.
O enterro será nesta terça-feira, às 11h, no Cemitério do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro. O velório acontece de 8h às 11h, na capela F. Em sua homenagem, a Liga Nacional de Basquete (LNB) respeitará um minuto de silêncio em todas as partidas do NBB que serão disputadas nesta segunda e quinta-feira.
Portador de problemas renais e cardíacos crônicos, Ary Vidal apresentou um quadro agudo e foi internado em estado grave no dia 23 de outubro do ano passado no Hospital São Lucas. No dia 28 de dezembro, quando completou 77 anos, deixou o CTI e foi transferido para o quarto.
Ary Vidal com a seleção de basquete de 1987  (Foto: Arquivo / CBB)Ary Vidal, no canto direito inferior, com a seleção após a conquista do Pan de 1987 (Foto: Arquivo / CBB)
- É um momento muito triste para o esporte brasileiro, e muito mais difícil para mim, que sou amigo pessoal dele. O Ary foi um dos melhores profissionais que o basquete já teve, um técnico que deixou sua marca por onde trabalho - declarou o presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Carlos Nunes.

O ouro no Pan de 1987 é a imagem mais marcante da carreira de Ary Vidal, mas outros grandes momentos se enfileiraram desde 1959, quando iniciou os trabalhos de técnico ao assumir o Tijuca Tênis Clube, no Rio. Passou por diversos clubes, incluindo Flamengo, Vasco, Fluminense, Minas, Uberlândia e Corinthians de Santa Cruz do Sul, pelo qual foi campeão brasileiro em 1994.
- O Brasil perde um dos maiores treinadores de todos os tempos, não só do basquete, mas de todo esporte nacional. O Ary tinha a capacidade imensa de lidar com as estrelas e tirar o máximo de cada atleta. Ele era um verdadeiro líder - destacou o presidente da LNB, Cássio Roque.
Pela seleção brasileira, o treinador chegou a comandar a equipe feminina, mas por um período curto - em 11 partidas, venceu oito e perdeu três. Na masculina, construiu uma trajetória muito mais sólida, com 124 jogos.

fonte: G1

Comentários