Pela primeira vez desde o início da série histórica em dezembro de 2022, a polarização entre os dois principais grupos políticos do país atinge um empate: 35% dos brasileiros se declaram petistas e 35% se identificam como bolsonaristas. Os dados são da mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, realizada nos dias 10 e 11 de junho de 2025.
Segundo a pesquisa, houve uma queda na identificação com o PT (que era de 39% em abril) e um crescimento do grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (que era de 31%). A mudança ocorre no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além dos dois polos, 20% dos entrevistados se classificam como “neutros”, marcando nota 3 em uma escala de 1 a 5 (em que 1 representa total apoio a Bolsonaro e 5 total apoio a Lula). Outros 7% não se identificam com nenhum dos lados, e 2% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito com 2.004 pessoas em 135 municípios brasileiros e indica que a polarização política continua intensa, abrangendo 70% da população.
Esse empate numérico surge em meio a uma avaliação negativa do governo Lula: 40% consideram sua gestão ruim ou péssima, enquanto apenas 28% a classificam como boa ou ótima.
Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário