O Brasil se despediu neste sábado, 30 de agosto de 2025, de um de seus maiores escritores e cronistas: Luis Fernando Verissimo, que faleceu aos 88 anos em Porto Alegre (RS), em decorrência de complicações de uma pneumonia.
Verissimo estava internado há cerca de três semanas na UTI do Hospital Moinhos de Vento e já vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, como doença de Parkinson, um AVC em 2021 e a colocação de um marca-passo em 2016.
Nascido em 26 de setembro de 1936, filho do também escritor Érico Verissimo, construiu uma trajetória brilhante e consagrada, marcada por mais de 70 livros publicados, personagens icônicos como o Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté e o detetive Ed Mort, além das tirinhas “As Cobras” e da série Família Brasil.
Suas crônicas estiveram presentes em grandes jornais como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, sempre com humor refinado, ironia e crítica social. Seu livro “Comédias da Vida Privada” chegou à televisão nos anos 1990 em uma série de enorme sucesso.
Além da literatura, Verissimo era apaixonado por música e tocava saxofone, integrando o grupo Jazz 6.
Luis Fernando Verissimo deixa um legado imensurável para a cultura brasileira, sendo lembrado como um mestre da palavra, da leveza e da observação cotidiana.
Fonte: Forbes Brasil
Comentários
Postar um comentário