O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, chamou nesta terça-feira (26) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. A declaração foi feita em português na rede social X (antigo Twitter) e acompanhada de uma imagem gerada por inteligência artificial que retratava Lula como fantoche do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.
O episódio ocorre após o governo brasileiro anunciar a saída da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), no final de julho.
Em nota, o Itamaraty repudiou as declarações do ministro israelense, classificando-as como “ofensas, inverdades e grosserias inaceitáveis contra o Brasil e contra o presidente Lula”. O comunicado também pediu que Israel esclareça o ataque ao hospital Nasser, em Gaza, que deixou pelo menos 20 mortos.
A crise diplomática entre os dois países tem se intensificado nos últimos meses, marcada pela recusa brasileira em aprovar um novo embaixador israelense, pelo apoio do Brasil à ação contra Israel na Corte Internacional de Justiça e pela condição de Lula como persona non grata em Israel desde 2024, após declarações sobre a guerra em Gaza.
📌 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário