A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS terá sua primeira reunião oficial na próxima terça-feira, 26 de agosto de 2025, quando serão definidos o plano de trabalho e votados os primeiros requerimentos.
Segundo informações do Blog do BG, a oposição apresentou uma série de pedidos mirando figuras centrais do governo e aliados próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os alvos estão:
- José Ferreira da Silva, o “Frei Chico”, irmão de Lula e dirigente do Sindnapi: já acumula 8 requerimentos, sendo 6 de convocação.
- Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”: alvo de pelo menos 12 pedidos de convocação, além de solicitações que atingem seus sócios.
- Ex-ministro Carlos Lupi: citado em 15 requerimentos, entre convocações e pedidos de quebra de sigilo.
- Ministros do atual governo, como Wolney Queiroz (Previdência), Ricardo Lewandowski (Justiça), Jorge Messias (AGU) e Vinícius Marques de Carvalho (CGU).
Além das convocações, a oposição também pede quebras de sigilos bancário e fiscal de Frei Chico, Lupi e do “Careca do INSS”.
A expectativa é que a comissão se torne um novo campo de pressão sobre o governo Lula, ampliando o desgaste político em meio às denúncias de fraudes no sistema previdenciário.
Comentários
Postar um comentário