Em um movimento que expôs a fragilidade da articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a oposição no Congresso conseguiu uma vitória significativa nesta quarta-feira (20). Contra a indicação oficial de Alcolumbre, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará supostos desvios na Previdência Social.
Alcolumbre havia apostado em Omar Aziz (PSD-AM) para o comando do colegiado, mas a oposição, responsável por puxar a criação da CPI, lançou candidatura alternativa. Sem acordo político, a disputa foi levada às urnas de cabine, resultando em uma vitória apertada de 17 votos a 14 para Viana — um placar que simboliza a divisão do Congresso e a força momentânea dos opositores.
A instalação da comissão ocorreu ainda pela manhã e já chama atenção pela magnitude do desafio: investigar fraudes em benefícios do INSS que, segundo estimativas da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), podem atingir R$ 6,3 bilhões.
Com duração inicial prevista de seis meses, prorrogáveis, a CPMI terá 32 membros titulares — 16 deputados e 16 senadores. As maiores bancadas serão de PT e PL, com quatro representantes cada, sinalizando que o embate político será intenso e com repercussões diretas no cenário nacional.
📌 Fonte: Agência Senado
Comentários
Postar um comentário