A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o mês de agosto de 2025 terá a bandeira tarifária Vermelha Patamar 2, o nível mais alto do sistema de bandeiras. Isso significa que os consumidores pagarão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão foi tomada devido à redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e à necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado. A última vez que essa bandeira foi usada foi em setembro de 2021.
Com isso, o impacto pode ser sentido no bolso dos consumidores já na próxima fatura. Por exemplo, uma família com consumo médio de 200 kWh terá um acréscimo de R$ 15,74 somente pela bandeira tarifária.
Para aliviar os custos, especialistas recomendam atenção redobrada ao uso de eletrodomésticos que mais consomem energia, como chuveiro elétrico, ar-condicionado, geladeira e ferro de passar. Aproveitar a iluminação natural e evitar deixar aparelhos em modo stand-by também ajudam a conter o aumento da conta.
Comentários
Postar um comentário