MORAES DETERMINA RETIRADA DE ACAMPAMENTO EM FRENTE AO STF E PROÍBE NOVAS OCUPAÇÕES NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES E EM FRENTE A QUARTÉIS
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana a retirada imediata de acampamentos montados em frente ao prédio do STF e proibiu novas ocupações tanto na Praça dos Três Poderes, quanto em frente a quartéis das Forças Armadas.
A decisão foi tomada após a instalação de tendas por deputados federais bolsonaristas, como Hélio Lopes (PL-RJ), que protestavam contra decisões do Supremo. A ordem também estabelece uma zona de exclusão de 1 quilômetro ao redor das áreas citadas, incluindo a Esplanada dos Ministérios, restringindo qualquer tentativa de acampamento ou ocupação semelhante.
Segundo Moraes, tais manifestações têm potencial de se transformar em instrumentos de coação institucional, como ocorreu durante os atos do 8 de janeiro de 2023. Ele autorizou, ainda, que a Polícia Federal e a Polícia Militar do Distrito Federal atuem diretamente na remoção e prisão em flagrante de qualquer pessoa que descumpra a decisão.
A ordem também obriga o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a tomar providências imediatas, inclusive com a possibilidade de atuar pessoalmente, caso haja omissão por parte das forças locais.
📌 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário