Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 26 e 28 de julho de 2025 aponta que 50% dos eleitores consideram a idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, um problema em uma eventual candidatura à reeleição. O número representa um salto de 18 pontos percentuais em comparação com julho de 2024.
Caso decida disputar mais um mandato, Lula assumiria a Presidência em 2026 com 81 anos. Por outro lado, 26% dos entrevistados afirmaram que a idade não seria um empecilho, enquanto 23% não souberam ou preferiram não opinar.
O tema ganha força à medida que o cenário eleitoral de 2026 se aproxima. O presidente tem sido alvo de comparações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (82), que optou por não buscar a reeleição em razão de problemas de saúde.
Apesar das críticas, Lula vive um momento de recuperação em sua taxa de aprovação, impulsionado por medidas como as tarifas de retaliação impostas aos Estados Unidos — o que tem sido interpretado por apoiadores como gesto de soberania nacional.
Questionado sobre uma possível candidatura, o presidente costuma citar a idade e a saúde como fatores importantes, mas não impeditivos. “Ele é um jovem com a idade que tem”, afirmou o cardiologista Roberto Kalil, médico pessoal do presidente. Em entrevista ao Poder360 em 2024, Kalil declarou:
“Hoje, a idade é menos importante que o físico e a saúde. Há uma tese sobre a definição de velhice: o velho é um desistente da vida. Em relação ao presidente, ele tem muita saúde. Pode enfrentar o que quiser, na hora que quiser.”
A pesquisa foi conduzida com 2.500 entrevistas em 182 municípios, nas 27 unidades da Federação, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento foi financiado com recursos próprios do grupo Poder360 Jornalismo.
Fonte: Poder360
Comentários
Postar um comentário