A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta quarta-feira (11) um novo pedido para que o ex-mandatário cumpra pena em prisão domiciliar. No documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados alegam possível “risco de morte” durante a permanência de Bolsonaro na Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Segundo a petição, há “precariedade” no estado de saúde do ex-presidente e riscos supostamente “já comprovados”. A defesa cita parecer técnico do médico Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro.
De acordo com o documento, o parecer é categórico ao afirmar que, “do ponto de vista estritamente médico, o ambiente de custódia carcerária eleva, de maneira concreta, o risco de descompensação aguda, pneumonia aspirativa, insuficiência respiratória, crises hipertensivas, eventos tromboembólicos, arritmias, novos traumatismos cranioencefálicos e até morte súbita”.
Os advogados sustentam ainda que a própria perícia oficial realizada por junta médica da Polícia Federal (PF) teria reconhecido que a ausência de medidas assistenciais — como monitoramento diário, controle rigoroso da pressão arterial e hidratação adequada — pode resultar em “descompensação clínica súbita com risco concreto de morte”. A defesa afirma que seria necessária a observância contínua e rigorosa de cuidados médicos.
O pedido também menciona laudo divulgado pela PF na última sexta-feira (6), que aponta a presença de comorbidades crônicas que exigem acompanhamento e otimização de tratamentos preventivos. O relatório destaca que Bolsonaro tem recebido atendimento médico adequado na unidade prisional, mas registra sintomas neurológicos que aumentariam o risco de novos episódios de queda.
Desde a prisão, em novembro de 2025, a defesa já apresentou reiterados pedidos para que o ex-presidente seja transferido para prisão domiciliar. Inicialmente, Bolsonaro foi levado a uma cela na Superintendência da PF. Posteriormente, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, foi transferido para a Papudinha, estrutura localizada no Complexo da Papuda.
Fonte: CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário