A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) recebeu, na quinta-feira (29), uma Notícia de Infração informando a suposta prática de irregularidades no Campeonato Potiguar 2026 por parte do América e do Potyguar Seridoense.
O documento foi assinado por ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz, e aponta a utilização irregular dos atletas Elias Vitor Conceição dos Santos (América), Fabrício Cabral da Silva e Caio Vinícius da Cruz Lima (ambos do Potyguar).
Segundo a denúncia, os jogadores atuaram no campeonato com contrato amador, mesmo já tendo completado 20 anos de idade, o que fere o § 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que proíbe a participação de atletas não profissionais a partir dessa idade.
PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA
Além de encaminhar a Notícia de Infração ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) para as providências cabíveis, a FNF editou uma resolução administrativa determinando:
Retirada de 18 pontos do América
Retirada de 15 pontos do Potyguar
A medida tem como base o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perda dos pontos conquistados em cada partida em que o atleta atuou de forma irregular, além dos pontos máximos possíveis por jogo.
PRÓXIMOS PASSOS NO TJD
O presidente do TJD/RN deverá encaminhar a resolução da FNF à Procuradoria da Primeira Comissão Disciplinar, que marcará a data da primeira audiência, prevista para ocorrer no início da próxima semana.
Após essa etapa, as partes ainda poderão recorrer ao Pleno do TJD e, em último caso, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Com o encerramento da primeira fase do Campeonato Potiguar marcado para o dia 7, cresce a possibilidade de concessão de efeito suspensivo, o que pode paralisar o início da segunda fase da competição até a decisão final do STJD.
Fonte: Blog Marcos Lopes
Comentários
Postar um comentário