O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão em regime fechado. A decisão inclui ainda a perda de seu mandato parlamentar e o pagamento de uma multa de aproximadamente R$ 2,6 milhões.
Zambelli foi acusada de ser a mandante intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), crime que teria sido executado pelo hacker Walter Delgatti, também condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, além de multa de cerca de R$ 630 mil.
A relatoria do caso ficou com o ministro Alexandre de Moraes, que também votou pela cassação do mandato da parlamentar. A decisão final sobre a perda do mandato dependerá de deliberação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, após o trânsito em julgado.
A votação está sendo realizada no plenário virtual da Primeira Turma do STF, que tem até o dia 16 de maio para encerrar o julgamento. Já votaram favoravelmente à condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
A defesa de Carla Zambelli nega qualquer envolvimento nos crimes. Walter Delgatti, por sua vez, confirmou as acusações e apontou Zambelli como a responsável por ordenar a invasão ao sistema do CNJ.
A informação foi publicada inicialmente pelo portal 98 FM Natal, com base no andamento do julgamento no STF.
Comentários
Postar um comentário