A vereadora natalense Thabatta Pimenta (PSOL), conhecida pelo seu ativismo em defesa dos direitos LGBTQIA+ e das pessoas com deficiência, anunciou que pretende testar seu nome como pré-candidata ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Robson Pires, o Xerife, em publicação recente.
Thabatta, que fez história ao se tornar a primeira vereadora trans eleita de Natal e a mulher mais votada nas eleições de 2024, vem ganhando destaque no cenário político potiguar. Sua possível candidatura ao Executivo estadual pode representar uma ruptura com as estruturas políticas tradicionais do estado e provocar uma reconfiguração no campo da esquerda.
De acordo com o blog de Robson Pires, a movimentação de Thabatta tem potencial para "causar uma desmoralização" em setores políticos consolidados, principalmente entre partidos que, até então, dominam o espectro progressista no RN. A pré-candidatura da vereadora levanta debates sobre inclusão, representatividade e os desafios enfrentados por candidaturas de minorias em um ambiente político ainda marcado por conservadorismo.
Se realmente confirmar sua candidatura, Thabatta Pimenta poderá trazer uma nova dinâmica ao processo eleitoral de 2026, polarizando discursos e mexendo nas alianças políticas que até agora pareciam consolidadas.
Comentários
Postar um comentário