Nos bastidores da política nacional, cresce a articulação para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), como seu candidato a vice-presidente nas eleições de 2026. A informação foi divulgada pelo blog Robson Pires - O Xerife.
A proposta é liderada por Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT, que defende a construção de uma aliança mais ampla envolvendo o PSD e até o MDB, fortalecendo a chapa de Lula e ampliando sua base no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro — estado considerado um dos principais redutos bolsonaristas.
Contudo, essa articulação esbarra em obstáculos. Eduardo Paes é apontado como possível candidato ao governo do estado do Rio em 2026. Para isso, ele teria que deixar a prefeitura até março daquele ano. Além disso, sua aproximação com políticos bolsonaristas em 2024, como o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), pode gerar conflitos com lideranças petistas, já que um dos pedidos de Otoni foi justamente o veto a um nome do PT na vice de sua chapa à reeleição na prefeitura do Rio.
A escolha do vice de Lula ainda não está definida, mas o nome de Paes começa a ganhar força nas discussões internas do PT e pode ser uma peça-chave para equilibrar o tabuleiro político nacional.
Fonte: Blog do Xerife - Robson Pires
Link para a matéria original
Comentários
Postar um comentário