Neste domingo, 25 de maio de 2025, o médico infectologista Samir Xaud foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A eleição ocorreu em meio a um cenário conturbado na entidade, após o afastamento judicial do ex-presidente Ednaldo Rodrigues.
Com 41 anos, Xaud é o mais jovem presidente da história da CBF. Ele presidia anteriormente a Federação de Futebol de Roraima, cargo que também foi ocupado por seu pai por mais de quatro décadas.
A eleição contou com chapa única e apoio de 25 das 27 federações estaduais, além de 10 clubes das Séries A e B, como Vasco, Palmeiras, Grêmio e Botafogo. Por outro lado, clubes de grande expressão, como Flamengo e Corinthians, boicotaram a votação, alegando falta de transparência e democracia no processo eleitoral.
Em suas primeiras declarações como presidente, Samir Xaud prometeu estabilidade institucional, apoio total ao técnico Carlo Ancelotti — que assumirá a seleção brasileira — e destacou prioridades como a profissionalização do futebol feminino, melhoria da arbitragem e uma gestão mais equitativa do futebol no país.
A eleição de Xaud acontece em meio a críticas e pressões por mudanças profundas na estrutura da CBF. Ex-jogadores, incluindo campeões mundiais, chegaram a enviar uma carta à FIFA solicitando mais transparência e democracia na entidade.
Fonte: Grande Ponto
Comentários
Postar um comentário