O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi designado como relator do Projeto de Lei 2.162/2023, que trata da concessão de anistia a indivíduos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023. A nomeação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quinta-feira (18). Segundo Motta, Paulinho da Força tem capacidade para conduzir as discussões com equilíbrio.
O projeto tramita em regime de urgência, o que permite que seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Câmara. A urgência foi aprovada por 311 votos a 163.
Paulinho da Força, conhecido por seu perfil moderado e bem-quisto pelo Centrão, afirmou que pretende defender um projeto que busque um “meio-termo” para pacificar o país. O deputado também votou a favor da urgência, garantindo que o mérito do projeto seja discutido diretamente no plenário.
O projeto original, apresentado pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), busca conceder anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Entretanto, há discussões para que o texto seja alterado, prevendo apenas redução das penas, uma alternativa mais aceita por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) .
Atualmente em seu quarto mandato, Paulinho da Força apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, mas em 2025 rompeu com o governo e passou a fazer críticas públicas.
Comentários
Postar um comentário