O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu um encontro com o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que aceitou a proposta.
A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, à coluna da jornalista Raquel Landim, do UOL.
Segundo o governo, Trump e Lula se encontraram rapidamente nos corredores da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante o cumprimento, o líder norte-americano pediu uma reunião formal para a próxima semana, que foi aceita pelo presidente brasileiro.
De acordo com o Planalto, a agenda será organizada pelos canais diplomáticos de ambos os países.
O pedido veio logo após Trump revelar o encontro ao final de seu discurso na ONU, onde também respondeu indiretamente às críticas de Lula — que, em sua fala, não chegou a citar o nome do presidente norte-americano.
Sidônio reforçou que Lula sempre manifestou disposição para negociar com Trump, desde que houvesse solicitação oficial de Washington.
A relação bilateral, no entanto, passa por tensões. O Brasil enfrenta o “tarifaço” de 50% sobre uma lista de produtos de exportação e sanções contra membros do governo e do Judiciário.
Nesta segunda-feira (22), a gestão Trump estendeu a Lei Magnitsky — conhecida como uma forma de “morte financeira” — aos familiares do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
📌 Fonte: UOL – Raquel Landim
Comentários
Postar um comentário