Pular para o conteúdo principal

SECA GRAVE ATINGE 37,12% DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE EM AGOSTO

O Rio Grande do Norte atravessa um cenário preocupante: em agosto de 2025, 83,84% dos municípios potiguares registraram algum nível de seca, de acordo com levantamento oficial. A situação mais crítica é a de seca grave (S2), que atinge 37,12% das cidades.

Em São Tomé, município do interior do estado, os efeitos da estiagem também são sentidos. A cidade se encontra em nível de seca moderada (S1), o que tem impactado principalmente a agricultura local, o abastecimento de água e a produção de alimentos. Pequenos produtores e criadores de animais são os mais afetados, reforçando a necessidade de medidas emergenciais e planejamento hídrico.

Além de São Tomé, outros 22,75% dos municípios enfrentam seca moderada (S1) e 23,95% convivem com seca fraca (S0). Apenas 16,16% foram classificados como “Sem Seca Relativa”. Apesar da gravidade, não houve registro de seca extrema (S3) ou excepcional (S4) neste período. O levantamento aponta que, no litoral leste, onde as chuvas superaram a média, houve redução da severidade do fenômeno.

A crise hídrica reforça a necessidade de políticas públicas de enfrentamento à estiagem, sobretudo no interior do estado, onde comunidades rurais sentem mais fortemente os impactos da falta de água.

📌 Fonte: Senadinho Macaíba


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Manoel Abrantes de Sá , pai do Dr. Sales, aos 91 anos. O velório será realizado a partir das 16h , com missa às 17h , no Cemitério Morada da Paz , localizado na Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN .

EXPOMÉ 2025

 

ANIVERSÁRIO DE TOMBA