A delegação da OEA (Organização dos Estados Americanos) está no Brasil para analisar a situação da liberdade de expressão. Os ministros do STF, Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, receberam os representantes da organização para discutir temas como os processos do 8 de janeiro e o bloqueio da rede social X (antigo Twitter).
Barroso defendeu a atuação do STF contra publicações de congressistas que supostamente incentivaram ataques às instituições. Já Moraes justificou o bloqueio do X, alegando que foi uma resposta à retirada do representante ilegal da plataforma no Brasil. Ele também negou a existência de censura generalizada, afirmando que, em cinco anos, apenas 120 perfis foram bloqueados por publicações consideradas ilegais.
Críticos contestam as justificativas do STF, argumentando que não há uma legislação específica para definir fake news e que tais decisões configurariam censura inconstitucional. A expectativa é que o relatório da OEA traga visibilidade internacional para o caso.
Comentários
Postar um comentário