Pular para o conteúdo principal

OEA AVALIA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL EM MEIO A POLÊMICA SOBRE CENSURA E BLOQUEIO DE PERFIS

A delegação da OEA (Organização dos Estados Americanos) está no Brasil para analisar a situação da liberdade de expressão. Os ministros do STF, Luiz Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, receberam os representantes da organização para discutir temas como os processos do 8 de janeiro e o bloqueio da rede social X (antigo Twitter).

Barroso defendeu a atuação do STF contra publicações de congressistas que supostamente incentivaram ataques às instituições. Já Moraes justificou o bloqueio do X, alegando que foi uma resposta à retirada do representante ilegal da plataforma no Brasil. Ele também negou a existência de censura generalizada, afirmando que, em cinco anos, apenas 120 perfis foram bloqueados por publicações consideradas ilegais.

Críticos contestam as justificativas do STF, argumentando que não há uma legislação específica para definir fake news e que tais decisões configurariam censura inconstitucional. A expectativa é que o relatório da OEA traga visibilidade internacional para o caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL: PESQUISA ELEITORAL

  Pesquisa do instituto Real Time Big Data para a Prefeitura de Natal (RN), encomendada pela  RECORD  e divulgada nesta quinta-feira (26), indica Carlos Eduardo (PSD) à frente da disputa, com 40% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores. Na sequência, aparece Paulinho Freire (União Brasil), com 28%, em empate técnico com Natália Bonavides (PT), que tem 22%. Rafael Motta (Avante) aparece com 3%. O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RN-08348/2024, tem um nível de confiança de 95%. Heitor Gregório 

DIA DO TRALHADOR

 

DICA JURÍDICA