Pular para o conteúdo principal

SENADO SE PREPARA PARA VOTAR NOVO CÓDIGO ELEITORAL COM MUDANÇAS POLÊMICAS

O Senado se prepara para votar o novo Código Eleitoral, aprovado pela Câmara em 2021, que propõe a unificação e modernização das regras, mas levanta preocupações sobre a transparência e fiscalização do processo eleitoral. O projeto fragiliza a punição a partidos e candidatos pelo mau uso de verbas públicas e propõe mudanças nas regras de divulgação de pesquisas eleitorais, substituindo a “taxa de acerto” por um “indicador de confiabilidade”.

Outro ponto controverso é a tentativa de limitar o poder do TSE, permitindo que o Congresso suste decisões da Justiça Eleitoral. O texto, que possui 898 artigos, segue na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde deve enfrentar debates sobre possíveis retrocessos na fiscalização eleitoral. (Fonte: Heitor Gregório).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL: PESQUISA ELEITORAL

  Pesquisa do instituto Real Time Big Data para a Prefeitura de Natal (RN), encomendada pela  RECORD  e divulgada nesta quinta-feira (26), indica Carlos Eduardo (PSD) à frente da disputa, com 40% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores. Na sequência, aparece Paulinho Freire (União Brasil), com 28%, em empate técnico com Natália Bonavides (PT), que tem 22%. Rafael Motta (Avante) aparece com 3%. O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RN-08348/2024, tem um nível de confiança de 95%. Heitor Gregório 

DIA DO TRALHADOR

 

DICA JURÍDICA