Levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo instituto Meio/Ideia mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026.
De acordo com a pesquisa, Lula aparece com intenções de voto que variam entre 39,6% e 40,2% nos cinco cenários estimulados. A menor diferença ocorre na simulação em que enfrenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que registra 32,7%.
Segundo análise do diretor de Jornalismo do Meio, Pedro Doria, o levantamento indica que a direita possui apenas um nome competitivo no momento. “O primeiro retrato deste ano eleitoral mostra que a direita só tem um candidato competitivo: Tarcísio de Freitas”, avaliou.
Nos cenários em que aparecem Michelle Bolsonaro, a vantagem de Lula supera os 10 pontos percentuais. Já contra Flávio Bolsonaro, a diferença chega a pelo menos 12 pontos. Nenhum outro concorrente ultrapassa 7% das intenções de voto.
A pesquisa também avaliou cenários de segundo turno. Em um eventual confronto entre Lula e Tarcísio, há empate técnico, com 44,4% para o presidente e 42,1% para o governador paulista. Nos demais cenários, Lula varia entre 45% e 46,5%, enquanto os adversários ficam entre 36% e 39%.
O levantamento ouviu 2.000 eleitores em todo o país, entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2026, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06731/2026.
Fonte: Poder360 / Meio/Ideia
Comentários
Postar um comentário